Where Is Marty Falaro Now
where is marty falaro now
A arte de tocar guitarra: Michael Hedges
Se perguntarmos para a maioria dos guitarristas "Quem foi o prximo Hendrix?" eles citaro de Van Halen a Robert Fripp. Mas pergunte quem foi o Hendrix do violo de cordas de ao e voc vai ver que h apenas um candidato ao posto: Michael Hedges.Certa vez, em 1993, Michael Hedges – ento j um msico totalmente consagrado - estava fazendo um concerto, quando num intervalo entre duas msicas, algum da platia gritou, pedindo que ele improvisasse um pouco. Ele parou por alguns momentos, pensativo, e depois respondeu: "Mas eu tenho tentado fazer exatamente isto por toda a minha vida!". A platia explodiu em aplausos, pois ele era indubitavelmente um dos mais inovadores – e "improvisadores" – guitarristas do mundo! No entanto, ele prprio se considerava – acima de tudo – um compositor que tocava guitarra e no um guitarrista que compunha canes. Ao longo dos anos, ele brincou de procurar definies para o seu trabalho. Em uma dessas brincadeiras, ele o chamou de "heavy mental", num sutil escracho com a turma do heavy metal...
Seu mentor foi E.J. Ulrich. Conforme suas prprias palavras, ele ouvia Leo Kottke, Martin Carthy e John Marty; mas sua cabea estava mais voltada para Stravinsky, Varese, Webern e um monte de outros compositores experimentais, como Morton Feldman.
Depois de seu primeiro album em 1981 – Breakfast in the Field -, suas composies e performances explodiram em sofisticao. Inicialmente classificado como um msico New Age, em pouco tempo seu ecletismo j no cabia em nenhuma classificao. Principalmente a partir do seu folclrico trabalho chamado Watching My Life Go By.
Para tentar definir a profundidade de sua obra, o prprio Michael disse certa vez: "a msica alguma coisa como a comunicao entre as almas humanas. Tocar mais do que uma experincia sensual; e mais tambm do que uma experincia espiritual. A msica vem da alma e vai para a alma. Minhas ligaes com a vida e com a msica so exatamente a mesma coisa. Quando estou tocando, eu estou falando de minha vida. Esta a minha finalidade como msico". Eleito pelas principais revistas do planeta como um dos 25 maiores guitarristas do mundo, seu album de 1994 – The Road to Return (O Caminho de Volta) – foi considerado como uma viagem interior e
uma viso alm da alma.
Ele trabalhou tambm com quase todos os grandes nomes do Rock'n'Roll de seu tempo. Comps, por exemplo, os arranjos de Tomorrow Never Knows dos Beatles e Sofa #1 de Frank Zappa. Assim como os Beatles tiveram a sua fase de influncias do Extremo Oriente, ele tambm – com sua insacivel curiosidade sobre o Universo – tirava inspirao de tudo. Desde a Teoria dos Cinco Elementos chineses at a Segunda Lei da Termodinmica. Estudando com o mestre Paulie Zink, ele explorou a profundidade da cultura oriental, mergulhando no Livro Tibetano dos Mortos; e foi profundamente influenciado por este trabalho. Numa entrevista da poca, declarou: "estou me tornando mais reflexivo e pensando mais sobre a morte e o renascimento. Talvez seja por eu estar chegando na casa dos quarenta anos, que uma poca em que voc comea a perceber que j est na metade da vida. Ento eu encontrei o Livro Tibetano dos Mortos. Isto est sendo uma experincia muito positiva para mim e eu preciso dividi-la com as outras pessoas".
O nosso espao aqui muito pequeno para falar o mnimo de Michael Hedges. Mas para que se tenha uma idia dos mundos interiores pelos quais ele viajava, ns podemos pescar alguns indcios nos ttulos e nas letras de suas msicas.
Observem: Face Yourself (encare voc mesmo), Guardian's Trust (Sentinelas de Confiana), Holiday, I Want You, I'm Coming Home (Tou Indo Pr Casa), India, Ready or Not (Pronto ou No), Road to Return (O Caminho de Volta), Sister Soul, Watching My Life Go By (Assistindo Minha Vida Passar), Woman of the World (Mulher do Mundo), You Can Have Anything You Want (Voc pode ter tudo aquilo que voc quiser!).
Em Face Yourself, ele diz: "face yourself, now or never, face yourself, no one else will do, face your weakness, face your pest, let your scars show through, it's now or never, don't look back, just say you're gone, gone away, drawn away..." ("Encare voc mesmo, agora ou nunca, encare voc mesmo, ningum mais pode fazer isso por voc, encare tua fraqueza, encare tua doena, deixe que tuas mazelas passem, agora ou nunca, no olhe para trs, diga apenas que voc est indo, v, deixe tua vida fluir...".
No bonito isso?! Mas a vida de Michael Hedges foi fluindo at que – no auge de sua carreira, no topo de sua criatividade e num dia de dezembro de 1997, poca em que estava muito otimista com relao sua vida pessoal -, ele sofreu um acidente de carro numa estrada da Califrnia e sua voz se calou para sempre.
esquecerei muitos dos momentos de nossa convivncia. Se o que dizem sobre reencarnao verdade, na prxima eu quero estar numa banda junto com ele!".
Se voc quiser ter uma noo do que estou dizendo, procure um lbum intitulado "Aerial Boundaries", que em minha humilde opinio no exagero cham-lo de o maior albm de violo-solo j gravado. Hammer-ons em acordes, afinaes customizadas e tapping/slap na escala do a sensao de que h vrios violes tocando ao mesmo tempo.
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